Divulgação![]() Wilton Santana ministrou as primeiras aulas da ENTF |
Durante dois dias os inscritos receberam orientações do professor Wilton Santana, um dos responsáveis por ministrar as aulas da ENTF. Além de Santana, fazem parte da Escola Fabiano Souza, o “Chokito” (UPE-PE), Fernando Ferretti (ex-técnico da Seleção Brasileira)Rodrigo Perdigão (Minas Tênis-MG).
Atualmente estão abertas as inscrições para os cursos em Jaraguá do Sul e São José dos Pinhais, no mês de janeiro.
Confira mais informações sobre o curso
Sobre as aulas
As cidades parceiras deverão escolher uma dentre as três modalidades de oferta dos cursos:
-EXTENSIVO: cinco meses de duração (20h por final de semana)
-INTENSIVO: 10 dias consecutivos (10 horas por dia)
-SEMI-INTENSIVO: 4 dias consecutivos (40 horas) + três meses (20h por final de semana)
Os técnicos que concluírem os cursos da ENTF receberão Licenças CBFS, categorizadas em:
Nível PRO: concedida para técnicos de notório saber (experts).
Nível 3: para técnicos das categorias Principal e Sub-20.
Nível 2: para técnicos das categorias Sub-17, Sub-15 e Sub-13.
Nível 1: para técnicos das categorias Sub-11, Sub-9 e Sub-7.
As licenças 1, 2 e 3 serão exigidas a partir de 01 de janeiro de 2018, para os treinadores que atuam em competições estaduais e nacionais. Já a nível PRO será concedida para os treinadores (experts), sem a necessidade da participação em cursos. Importante mencionar que as licenças são independentes, ou seja, a licença em questão dá ao treinador a condição de atuar apenas nas categorias que agrega. Exemplo: o treinador que obtiver a o Nível 3 (Principal e Sub-20) não poderá atuar nas categorias da licença Nível 1 (Sub-11, 9 e 7).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS CURSOS DE LICENÇA :
NÍVEL 3
Público-alvo: técnicos de futsal em geral e em particular os que atuam ou pretendem atuar com as categorias Sub-20 e Principal (adulto)
Pré-requisito: curso superior em Educação Física ou Esporte e regularizado no sistema CREF.
Disciplinas e ementas
10h – Gestão da competição
Estudo de técnicas que auxiliam o treinador na gestão da competição: pré-jogo, jogo e pós-jogo. Formação de equipes de alto rendimento. Análise de um case.
10 h – Análise de jogo no futsal
Estudo de ferramentas tecnológicas que possibilitam a captação e a análise de imagens de jogo e suas implicações para o treino de futsal. Análise de um case.
10 h – Psicologia do esporte
Estudo de técnicas que podem ser aplicadas na interação com jogadores de alto rendimento. Coaching esportivo. Liderança.
10 h – Fisiologia do treinamento esportivo
Estudo de aspectos fisiológicos implicados no treino de futsal para jogadores de alto rendimento.
20h – Periodização tática no futsal
Estudo da metodologia do treino periodização tática. Modelo de jogo. Princípios e subprincípios. Análise de um case.
40h – Tática de alta competição
Estudo de princípios de jogo ofensivos e defensivos. Tática ofensiva. Tática defensiva. Jogo de transição. Estratégias de bola parada. Jogo de linha-goleiro.
20h- Tarefas avaliativas (não presencial)
Estudos descritivos de cunho individual sobre tema (s) abordado (s) ao longo do curso. Pré-requisito para a conclusão do curso.
NÍVEL 02
Público-alvo: técnicos de futsal em geral e em particular os que atuam ou pretendem atuar com as categorias sub-13, sub-15 e sub-17.
Pré-requisito: curso superior em Educação Física ou Esporte e regularizado no sistema CREF.
Disciplinas e ementas
10h – Gestão da competição
Estudo de técnicas que auxiliam o treinador na gestão da competição: pré-jogo, jogo e pós-jogo. Análise de um case.
10 h – Análise de jogo no futsal
Estudo de ferramentas tecnológicas que possibilitam a captação e a análise de imagens de jogo e suas implicações para o treino de futsal. Análise de um case.
10 h – Psicologia do esporte
Estudo de técnicas que podem ser aplicadas na interação com pais e jovens dos 12 aos 17 anos. Formação de equipe esportiva. Aspectos cognitivos da formação do esportista.
10 h – Fisiologia do treinamento esportivo
Estudo de aspectos fisiológicos do ciclo de vida do jovem dos 12 aos 17 anos e suas implicações para o treino de futsal
5h – Sistematização do processo de formação de jogadores de futsal
Estudo de aspectos relacionados ao planejamento estratégico para a formação de jovens jogadores de futsal. Análise de um case.
10h – Fundamentos para uma metodologia moderna de treino do futsal
Estudo de aspectos teórico-metodológicos que sustentam uma metodologia moderna de treino do futsal
45h – Tática
Estudo de princípios de jogo ofensivos e defensivos. Fundamentos tático-técnicos. Metodologia do ensino para jovens. Ataque, defesa, transições e bola parada.
20h- Tarefas avaliativas (não presencial)
Estudos descritivos de cunho individual sobre tema (s) abordado (s) ao longo do curso. Pré-requisito para a conclusão do curso.
NÍVEL 01
Público-alvo: técnicos de futsal em geral e em particular os que atuam ou pretendem atuar com as categorias Sub-7, Sub-9 e Sub-11.
Pré-requisito: curso superior em Educação Física ou Esporte e regularizado no sistema CREF.
Disciplinas e ementas
20h – Pedagogia do futsal
Estudo de aspectos teórico-metodológicos do treino para crianças, com ênfase na formação de jogadores inteligentes. Análise de um case.
10h – Entorno esportivo e a competição infantil
Estudo do entorno esportivo infantil e o processo competitivo.
10 h – Neurociência e aprendizagem no contexto do futsal
Estudo de aspectos neurobiológicos e a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem.
10 h – Psicologia do esporte
Estudo de técnicas que podem ser aplicadas na interação com pais e crianças dos 6 aos 11 anos.
10 h – Análise de jogo no futsal
Estudo de ferramentas tecnológicas que possibilitam a captação e a análise de imagens de jogo e suas implicações para o treino de futsal. Análise de um case.
10h – Sistematização do processo de formação de jogadores de futsal
Estudo de aspectos relacionados ao planejamento estratégico para a formação de jovens jogadores de futsal. Análise de um case.
30h – Tática básica no futsal
Estudo de princípios de jogo ofensivos e defensivos. Fundamentos tático-técnicos. Metodologia de ensino.
20h- Tarefas avaliativas (não presencial)
Estudos descritivos de cunho individual sobre tema (s) abordado (s) ao longo do curso. Pré-requisito para a conclusão do curso.
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